domingo, 22 de janeiro de 2023

Crise Sanitária com o povo Yanomami

Os Yanomami são um grupo indígena que vive na região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, na Amazônia. Eles são considerados um dos povos indígenas mais isolados do mundo e têm uma população estimada em cerca de 35.000 pessoas.

Apesar de sua isolamento, os Yanomami possuem uma cultura rica e diversificada, com uma forte tradição oral e uma crença animista. Eles vivem em aldeias que são geralmente compostas por parentes próximos e possuem uma economia baseada na agricultura e na caça e pesca.

Infelizmente, os Yanomami têm enfrentado desafios significativos desde a década de 1960, incluindo a invasão de suas terras por garimpeiros, madeireiros, e agricultores, bem como a exposição a doenças desconhecidas causadas pelo contato com os não-indígenas. Muitos de seus direitos, incluindo o direito às suas terras, à saúde e educação, têm sido violados e sua sobrevivência como povo tem sido ameaçada.

E essa ameaça tem um novo agravante que é a atual crise de desassistência sanitária e nutricional atualmente enfrentada por esse povo. Idosos e crianças forem encontrados com desnutrição acentuada, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos, o que tem deixado a situação dramática.


Tudo isso motivou a viagem do atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã deste sábado (21/01) com desembarque em Boa Vista (RR) e visita a Casa de Saúde Indígena Yanomami (CASAI Yanomami). Junto com ele também foram as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Nísia Trindade (Saúde), entre outras autoridades e lideranças locais.

Além da visita o presidente também determinou que ministros de diversas áreas adotem uma série de medidas de enfrentamento deste problema e já decretou a criação de o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das populações em território Yanomami. E também estão em curso estratégias de distribuição de cestas básicas e latas de suplemento alimentar, envolvendo trabalhos conjuntos de equipes da Força Nacional de Segurança (que já estão na região), além de profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Embora alguns esforços tenham sido feitos para garantir a proteção e os direitos dos Yanomami, muito ainda precisa ser feito para garantir a sua sobrevivência e preservação de sua cultura. É importante que os governos e a sociedade em geral tomem medidas para proteger os direitos dos Yanomami e garantir que sua cultura e modo de vida possam ser preservados para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redação: O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea

Tema: O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea O advento das redes sociais trouxe imensuráveis avanços na comunicação dos ser...